Acidentes com caldeiras devem servir de alerta para todos

Alerta: a cena do acidente na reprodução do G1

A Campanher vem informando por meio de seus conteúdos sobre a importância da manutenção e inspeção de caldeiras, realizadas de forma periódica.

Um acidente ocorrido no dia 21 de outubro no Distrito de Sobral, Região Norte do Ceará, confirma que a atenção e a precisão aos procedimentos tem elevada importância para proteção de vidas. Nesse lamentável acidente, uma caldeira explodiu e foi lançada por cima de uma rodovia federal próxima, a BR-222. Graças a Deus não houve feridos. A notícia saiu no G1.

Inspeções de caldeiras e vasos de pressão é um trabalho que deve ser realizado regularmente por empresas capacitadas em virtude do risco envolvido.

Devemos lembrar sempre que alguns itens que os clientes devem exigir durante as inspeções:

  • Abertura de caldeira, para que seja realizada inspeção interna;
  • Testes específicos nos instrumentos de segurança;
  • Medição das espessuras das chapas.

Deve-se ficar alerta para o chamado serviço “cosmético”, em que é feito SOMENTE a verificação da pintura externa e limpeza dos arredores. Isso NÃO garante a integridade do equipamento.

É essencial que seja feita a inspeção global da caldeira, vasos de pressão e de seus acessórios, como grelhas, filtros, exaustores, ventiladores, dutos, chaminé e processo de queima, indo além do que as normas regulamentadoras exigem, visando melhorar o funcionamento de todo conjunto e satisfação do cliente. A realização do trabalho deve ser feita de acordo com a NR13.

Os bombeiros ainda estão apurando as causas desse ocorrido em Sobral. Acidentes como esse devem servir de alerta a todas as empresas e seus fornecedores que atuam na área.