Área de atuação Campanher: Borracha

Conheça as áreas de atuação da Campanher.
Serviços fornecidos para a área da Borracha:
  • Melhorias, análise e regulagem do processo de queima da caldeira;
  • Inspeções conforme NR13;
  • Substituição de grelhas;
  • Substituição de tubos de condensadores e trocadores de calor;
  • Filtro multiciclone e de mangas;
  • Mandrilamento de tubos;
  • Redes de vapor;
  • Boiler para aquecimento de água

Muitos não fazem ideia, mas a borracha natural faz parte do cotidiano das pessoas mais do que se imagina. O látex retirado das seringueiras, que serve como base para a produção da borracha natural, é matéria prima para diversos produtos da sociedade moderna. Desde pneus de automóveis e aviões até os populares chinelos que todo mundo usa, dos revestimentos de piso às bexigas das festas infantis. Todo esse mercado movimentou, apenas em 2017, R$590 milhões só no estado de São Paulo, que detém 58% do volume nacional. O país hoje produz cerca de 180 mil toneladas de borracha natural. Esse dado garante ao Brasil, o título de maior produtor de borracha natural da América Latina.

Historicamente, muitas pessoas ainda têm a ideia da produção de borracha extrativista da região Norte (amazônica). Mas hoje, a produção de borracha é feita de uma maneira completamente diferente: é o cultivo moderno da planta. A concentração desse cultivo em nosso país está principalmente nas regiões do Sudeste e Centro-oeste. Dentre estas o destaque vai para o Noroeste Paulista, maior região produtora nacional.

Quando comparado aos outros países produtores de borracha, o Brasil, apesar de ser um pequeno produtor, é destaque pelo uso da tecnologia. As técnicas de sangria e estimulação que são aplicadas no país são consideradas referência entre os demais países produtores.

A sustentabilidade ambiental e reponsabilidade social também são grandes destaques do produto nacional. Um dado que ajuda a explicar esta aptidão da heveicultura brasileira é o fato de que 90% da borracha no mundo é produzida em regime familiar em países cujas áreas rurais possuem baixos índices de educação, preservação do meio ambiente e responsabilidade social. A profissionalização da produção de borracha no Brasil inscreveu a cultura de forma inédita ao contexto do agronegócio e apresenta hoje para o mundo uma alternativa para o consumo de uma borracha natural livre de desmatamento, trabalho infantil e exploração de mão de obra.

Fonte: Apabor