Área de atuação Campanher: Frigoríficos

Conheça as áreas de atuação da Campanher.
Serviços fornecidos pela Campanher para Frigoríficos.
  • Refratários;
  • Melhorias, análise e regulagem do processo de queima da caldeira;
  • Inspeções conforme NR13;
  • Substituição de grelhas;
  • Substituição de tubos de condensadores e trocadores de calor;
  • Filtro multiciclone e de mangas;
  • Mandrilamento de tubos;
  • Redes de vapor;
  • Boiler para aquecimento de água;

A indústria frigorífica no Brasil surgiu a partir da transformação provocada pela  mudança de paradigma tecnológico originado pelo advento da refrigeração a energia elétrica,  assim, esse segmento industrial substituiu as charqueadas durante o século XX .

Posteriormente, a refrigeração foi incorporada aos principais veículos de transporte,  possibilitando a oferta de carne em território nacional e internacional, elevando o Brasil ao primeiro lugar entre os principais exportadores de carne do mundo.  Essa posição de destaque da indústria frigorífica brasileira foi possibilitada pela grande oferta
de matéria prima.

A partir da década de 1960, houve maior  expansão da atividade, com a política de governo chamada Plano Nacional da Pecuária, foram  trazidas novas raças para melhorar a genética das já existentes e expandir o rebanho para o  Norte e Centro-Oeste, essa ação visava o abastecimento de carne no país e o controle do preço  que estava em disparada.

De acordo com os dados do IBGE (2016), houve ampliação das áreas ocupadas com  pastagem entre os Censos Agropecuário de 1975 e 2006, de 165,6 para 172 milhões de  hectares, já o rebanho aumentou de 102,5 para 205,9 milhões de cabeças. Esses dados  mostram que não houve apenas expansão de área, nesse período ocorreu também elevação dos  índices zootécnicos devido à capacidade da pastagem em alimentar maior número de animais.  A grande oferta de matéria prima aliada ao processo de estabilização da economia  brasileira iniciado nos anos 90, os frigoríficos passam a perceber os altos custos de manterem  sua elevada capacidade ociosa em razão de sua localização próxima aos mercados  consumidores. Assim, novos grupos de empresas começam a despontar no cenário nacional  por procurarem localizações alternativas aos grandes centros urbanos.

Em virtude de fatores como a oscilação cambial e forças de  concorrência a indústria frigorifica passou por drásticos ajustamento, que implicou no  desaparecimento de empresas tradicionais do segmento e o nascimento de outras tantas, não  necessariamente nos mesmo locais. Nesse sentido, as políticas de controle de febre aftosa  contribuíram para a migração das plantas frigoríficas de regiões com restrições para regiões  livres da doença.

Fonte: SOBER – Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural