Área de atuação Campanher: Laticínios

Conheça as áreas de atuação da Campanher.
Serviços fornecidos pela Campanher para Laticínios
  • Refratários;
  • Melhorias, análise e regulagem do processo de queima da caldeira;
  • Inspeções conforme NR13;
  • Substituição de grelhas;
  • Substituição de tubos de condensadores e trocadores de calor;
  • Filtro multiciclone e de mangas;
  • Mandrilamento de tubos;
  • Redes de vapor;
  • Boiler para aquecimento de água;

Os laticínios, também denominados produtos lácteos, são o grupo de alimentos que inclui o leite, assim como os seus derivados processados (geralmente fermentados). As fábricas que produzem estes alimentos pertencem à indústria de laticínios e caracterizam-se pelo manejo de um produto altamente perecível, como o leite, que deve ser mantido sob vigilância e analisado corretamente durante todos os passos da cadeia de frio até sua chegada ao consumidor.

A maior parte do leite empregado na elaboração de laticínios é o leite de vaca, embora também se possa consumir o leite procedente de outros mamíferos, como a cabra, a ovelha e, em alguns países, o búfalo, o camelo, a iaque e a égua, dentre outros animais. Atualmente, a maior parte dos alimentos funcionais são elaborados a partir de produtos lácteos. O consumo dos lacticínios experimenta, desde a década de 1950, um grande crescimento mundial que levou a indústria a superar consideráveis obstáculos tecnológicos. Entre 479 milhões de toneladas em 2001 e cerca de 589 milhões de toneladas atualmente consumidos durante o ano, o leite e seus derivado é o alimento mais consumido no mundo.

Segundo Rosângela Zoccal, Pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora-MG:

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de leite, com 35 bilhões de litros/ano. Em 2016, o volume captado para processamento em indústrias de lati­cínios do País foi de 23 bilhões de litros. O volume de leite que entra na indústria – chamado de “leite SIF” – tem reduzido nos últimos anos. Em 2014, o percentual captado em relação à produção total foi de 70%, caiu para 69% em 2015 e em 2016 reduziu para 66%, segundo dados disponibilizados pela Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE.

Apesar da diminuição do volume total captado nas oito maiores indústrias de laticínios, cresceu a compra do leite nos últimos três anos. A quantidade total adquirida pelas maiores em 2014 foi de 7,8 bilhões de litros e passou para 7,9 bilhões de litros em 2015. As empresas que mais aumentaram o volume comprado foram Lactalis/Elebat, em 11,8%; Vigor, 51,8%, e as três cooperativas juntas, Castrolanda, Batavo e Capal, que praticam um modelo de intercooperação e aumentaram em 13,7%.

Fontes: Wikipedia e Embrapa.