Área de atuação Campanher: Siderurgia

Serviços fornecidos para a área de Siderurgia:
  • Melhorias, análise e regulagem do processo de queima da caldeira;
  • Inspeções conforme NR13;
  • Substituição de grelhas;
  • Substituição de tubos de condensadores e trocadores de calor;
  • Filtro multiciclone e de mangas;
  • Mandrilamento de tubos;
  • Redes de vapor;
  • Boiler para aquecimento de água

A indústria siderúrgica é importante fornecedora de insumos para diversos outros setores da indústria de transformação, bem como para a construção civil. Trata-se de uma indústria caracterizada pela presença de grandes empresas, em geral verticalizadas, que operam as diversas fases do processo produtivo, desde a transformação do minério em ferro primário (ferro gusa), até a produção de bobinas laminadas a quente, a frio ou galvanizadas, para aplicação em produtos na indústria automotiva, de bens de capital, naval, de linha branca, entre outras.

Os laminados longos, que também são produtos siderúrgicos, tendo como principal exemplo o vergalhão, são muito utilizados nos segmentos de habitação e infraestrutura. Por ser uma indústria intensiva em capital, necessita de investimentos em ativos destinados a projetos de maturação, que implicam elevado aporte de recursos e fortes barreiras à entrada. A relação da indústria siderúrgica com outros setores da economia

A indústria siderúrgica possui grande importância na indústria de transformação, na participação no PIB e na geração de empregos. Segundo o Instituto Aço Brasil – IABr (2016), a produção de aço bruto da indústria siderúrgica brasileira atingiu 30,2 milhões de toneladas em 2016, enquanto a produção de produtos siderúrgicos chegou a 37,5 milhões de toneladas no mesmo ano.

Em termos mundiais a indústria siderúrgica também tem importância significativa em diferentes países. De acordo com Worldsteel Association (2017a), a produção mundial de aço bruto chegou a 1,62 bilhão de toneladas em 2015, com forte concentração da produção na Ásia, continente responsável por 68,6% da produção mundial naquele ano.

Fonte: Caderno Setorial Siderurgia, 2017