Campanher e Grupo Ellas juntos no Outubro Rosa

A campanha de conscientização contra o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, é realizada por diversas entidades, no mês de outubro, e dirigida à sociedade, em especial às mulheres. Entre os temas do movimento, está a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Aproveitando a oportunidade, a empresa Campanher fez sua contribuição ao Grupo Ellas de Santiago/RS, auxiliando nesta campanha, representada pela colaboradora Cristiane Soares Moraes.

O Grupo Ellas é um  Grupo de apoio, acolhimento, fortalecimento e cuidado continuado para melhor qualidade de vida das mulheres que viveram ou vivem o câncer. Teve início no ano de 2009, tem objetivo de auxiliar mulheres do município de Santiago e região com este diagnóstico, através da escuta sensível e ativa. Também busca proporcionar atividades como pilates, hidroginástica, fisioterapia, nutrição, entre outras atividades, visando seu bem estar, além de buscar parceiros para o fortalecimento e autonomia do grupo.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais.

História

O movimento Outubro Rosa teve início no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela cura” que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

O evento ocorria sem que houvessem instituições públicas ou privadas envolvidas. À medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram-se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.