Campanher está presente: Cambé-PR

A Campanher atua em varias cidades do Brasil, do Uruguai e da Argentina. Vamos trazer periodicamente resumos destas cidades no canal “Campanher está presente”, com objetivo de divulgar e valorizar ainda mais os locais em que a empresa atua.

As terras onde está localizado o atual município de Cambé eram compreendidas por uma imensa floresta e nestas terras viveram diversos povos indígenas à base de caça, pesca, coleta de frutas, plantas e raízes e de uma agricultura rudimentar. Eram livres, donos da terra e viviam com muita abundância, apesar das técnicas aparentemente simples que utilizavam.

A presença dos povos indígenas que habitavam toda a região é marcada por registros de viajantes, por documentos oficiais do estado e também por objetos arqueológicos encontrados em toda região, os registros tais que afirmam ter presença de povos indígenas na região centenas de anos antes das colonizações são da década de 1990, sendo um pouco mais recentes do que as que afirmam ter existido um núcleo padres jesuítas na região da atual Cambé, na qual a teoria arqueológica mais antiga pressupõe uma data séculos mais recente a teoria mais recente relacionada a presença de colonização indígena.

Parques

Possui um parque municipal chamado “Zezão” na região central da cidade, que localiza-se em um fundo de vale e que é considerado o verdadeiro cartão-postal da cidade. Bem arborizada, com grande área gramada e um córrego, o Zezão também possui pistas de caminhada, um pequeno parque e um anfiteatro com arquibancadas.

Outro parque de importância na cidade é o Parque Histórico Municipal Danziger Hof, que é parte da colônia Neo Danzigue, núcleo de imigrantes alemães da cidade de Danzigue. No parque você encontrará a casa da família Tkotz, construída no início da colonização, que foi adquirida pela prefeitura da cidade em 2000 e transportada para o parque histórico, onde nela hoje são realizadas atividades culturais. Outra casa também presente é a casa da família Zifchak, sede do parque, que também foi adquirida pela prefeitura e transportada ao parque histórico.

Museus

O Museu Histórico de Cambé foi fundado em 30 de outubro de 1985, com objetivo de resgatar e preservar a história e a memória dos povos que colonizaram a cidade de Cambé. Seu acervo é composto de fotografias, documentos, objetos, revistas livros além de material de arqueologia dos povos indígenas que habitaram a região norte do Paraná. Ele se localiza no Centro Cultural. A maior parte do acervo se constitui de fotos. Várias escolas da região agendam visitas a este museu. Em 2006, o colégio Instituto Nossa Senhora Auxiliadora fez o “Projeto Museu”.

Fundação: 11 de outubro de 1947
Área: 494,692 km²
População: 106 533 hab. IBGE 2019
Clima: Subtropical

 

Site da Prefeitura:

Prefeitura de Cambé (cambe.pr.gov.br)

Wikipédia:

Cambé – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)