Campanher está presente: Gaurama – RS

Vista aérea da cidade (foto prefeitura de Gaurama).

A Campanher atua em varias cidades do Brasil, do Uruguai e da Argentina. Vamos trazer periodicamente resumos destas cidades no canal “Campanher está presente”, com objetivo de divulgar e valorizar ainda mais os locais em que a empresa atua.

Áreas e setores de cliente(s) em Gaurama – RS

  • Alimentício 

Localiza-se no norte do Estado, na Microrregião de Erechim e Mesorregião do Noroeste Rio-Grandense. A cidade foi criada em 1954 e instalada em 1955.

O povoamento de Gaurama deu-se somente neste século, aproximadamente 1911. O primeiro nome do povoado foi Barro, possivelmente, devido a um banhado existente na região. Já em 1919, era elevado à categoria de 2° Distrito do Município de Erechim.

Quando pelo Decreto Estadual de 1938, todas as sedes de Distritos passaram a vila, Barro também foi enquadrado nesta categoria. Em 1944, foi alterada da denominação de Barro para Gaurama, acreditando-se que tenha o mesmo sentido na língua indígena. Depois da consulta plebiscitária, Gaurama emancipou-se de Erexim, pela Lei n. 2530 de 15 de dezembro de 1954, levando sua área os Distritos de Gaurama, Áurea e Carlos Gomes. Hoje este Município já colaborou para a formação de um mais novo Município – Viadutos.

História

A história da Estação Barro, atual município de Gaurama, têm estreita relação com a ferrovia São Paulo – Rio Grande. Nos primeiros anos do século XX, no entorno dos caminhos de ferro e de sua estação, nasceu a Colônia Barro, que durante cerca de quatro décadas centralizou a movimentação de migrantes e imigrantes atraídos por duas formas de colonização, que faziam a comercialização de terras: a Comissão de Terras e a Empresa Colonizadora Luce Rosa.

Em 1908 foi criada a Colônia Erechim pelo governo positivista de então, – a qual pertenceu Barro – justamente para organizar a venda de lotes rurais, já que a ferrovia surgia como grande possibilidade de transporte de imigrantes. No espaço coberto de matas no norte do Rio Grande do Sul, a partir de então, iniciam-se trajetórias históricas de ocupação e exploração, de vivências várias, coordenadas pela chegada e partida dos trens.

A partir de 1910 os caminhos os caminhos de ferro foram transportadores de histórias de vidas, de sonhos de enriquecimento e da busca de terras, e a estação passou a ser o ponto de chegada e de partida daquela movimentação humana. Os que primeiro aportaram na região de Barro foram atraídos justamente pela possibilidade de trabalho na construção da ferrovia São Paulo – Rio Grande, por volta de 1907.

O ritmo da vida na vila em formação foi fortemente influenciado pela presença da ferrovia. E a estação, em particular, humana e socialmente, passou a dirigir e modelar a vida da comunidade que se movimentava. Os acontecimentos políticos e sociais realizavam-se, a partir da plataforma da estação ou no seu âmbito.

Leia a história completa:
Historia – Prefeitura de Gaurama

 

DADOS

Fundação: 15 de dezembro de 1954
Área: 204,149 km²
População: 5 897 hab. (IBGE 2016)
Clima: Subtropical

Site da Prefeitura:

https://gaurama.rs.gov.br 

Wikipédia:

Gaurama – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)