Campanher está presente: Nova Prata – RS

Foto: Wikipédia

Campanher atua em varias cidades do Brasil, do Uruguai e da Argentina. Vamos trazer periodicamente resumos destas cidades no canal “Campanher está presente”, com objetivo de divulgar e valorizar ainda mais os locais em que a empresa atua.

Áreas e setores de cliente(s) em Nova Prata – RS

  • Borrachas – pneus

História

Inicialmente o território de Nova Prata era parte integrante do município de Alfredo Chaves, atual, Veranópolis. Situado na microrregião colonial do Alto Taquari, localizado na encosta superior do Nordeste, distante 186 km da capital Porto Alegre, numa altitude de 820 metros, são suas características mais autênticas: as propriedades coloniais, o linguajar e os costumes herdados principalmente da imigração italiana, polonesa, alemã, portuguesa e outras. Nova Prata limita-se ao:

* Norte: com Guabiju e André da Rocha

* Sul: com Vila Flores e Fagundes Varela

* Oeste: com Nova Bassano, Nova Araçá e Vista Alegre do Prata

* Leste: com Protásio Alves.

Desde cedo a atividade agrícola se aliou ao extrativismo vegetal, exploração de ervais e madeira. Essa última tornou-se a principal atividade da região até aproximadamente a década de 60. Hoje, com seu relevo estrutural fortemente dissecado, as grandes jazidas de basalto da formação da Serra Geral caracterizam a área.

A região territorial de Nova Prata era habitada por tribos de índios “Coroados” que, só por volta de 1850, mantiveram o primeiro contato com pessoas brancas civilizadas, descendentes de espanhóis e, com eles começaram a negociar exclusivamente por meio de escambo. Inicialmente houveram desentendimentos e rusgas, nos quais perderam a vida vários índios e espanhóis. Mais tarde, Silvério Antônio de Araújo, entrando em entendimento com os Coroados, traçou a estrada que deveria dar acesso a Porto Alegre. Ao ser informado do fato, o governo da Província do Rio Grande do Sul deu a Silvério Antônio de Araújo o direito de escolher terras, tornando-o proprietário de quase toda a área da atual sede de Nova Prata.

Em 1865, os Coroados venderam as suas terras a Fidel Diogo Filho, que as adquiriu por meio da simples troca por objetos de pouco valor econômico, mas que para os índios representavam muito. Os Diogos tomaram conta das terras e iniciaram a construção de algumas casas. Tempo depois, os índios entraram em luta com os Diogos e os mataram, em seguida fugiram em direção ao Rio Carreiro afluente do Rio das Antas. Atualmente, os descendentes dos índios Coroados encontram-se nas reservas indígenas de Cacique Doble e Nonoai. Em homenagem aos primeiros habitantes destas plagas, um dos hotéis, existentes em Nova Prata é denominado “Hotel Coroados”.

Leia a história completa.

 

DADOS

Fundação: 11 de agosto de 1924
Área: 258,752 km²
População: 26 849 hab. (IBGE 2018)
Clima: Subtropical

Site da Prefeitura:

Home – Município de Nova Prata

Wikipédia:

Nova Prata – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)