Certificação dos colaboradores da Campanher com a NR34

A Campanher certificou seus colaboradores na NR34 em um curso realizado neste mês de junho. O encontro ocorreu respeitando as orientações dos órgãos de saúde em relação à prevenção da COVID-19, tais como uso de máscaras, realização em espaço ventilado e distanciamento dos participantes.

Para o escopo de atuação da Campanher, a NR34 é importante pois aplica-se para o trabalho à quente, especificado no item 34.5.1: “Para fins desta Norma considera-se trabalho à quente, as atividades de soldagem, goivagem, esmerilhamento, corte ou outras que possam gerar fontes de ignição, tais como aquecimento, centelha ou chama.”

Além disso, dentro de seus princípios, a Campanher busca constantemente melhorias e inovações das práticas de gestão através de treinamento técnico e compartilhamento interno dos conhecimentos adquiridos entre todos os colaboradores.

Sobre a norma

A NR34 é uma Norma Regulamentadora que foi aprovada em outubro de 2010 e estabelece os padrões mínimos de proteção à segurança, à saúde e ao meio ambiente de trabalho da indústria da construção e reparação naval brasileira.

São consideradas atividades da indústria da construção e reparação naval todas aquelas desenvolvidas no âmbito das instalações empregadas para este fim ou nas próprias embarcações e estruturas, tais como navios, barcos, lanchas e plataformas fixas ou flutuantes, dentre outras.

Como em qualquer outra norma, é importante que o trabalhador esteja realmente qualificado para executar suas atividades, além de participar dos treinamentos referente ao uso de EPI’s e conhecer a sinalização em máquinas e equipamentos, além de medidas práticas a serem adotadas caso ocorra algum incidente.

O Brasil conta com diversos portos em sua costa e todos os dias são recebidos milhares de containers, entre os quais se destacam os portos de Santos, Vitória, Rio de Janeiro, Paranaguá e São Luís. A NR34, juntamente com as NR29 e NR17, busca melhorar a qualidade do trabalho nesta área.