Área de atuação Campanher: Bebidas

Foto free pixaby

Conheça as áreas de atuação da Campanher.
Serviços fornecidos pela Campanher para a área de bebidas: vinícolas, destilarias, cervejarias.
  • Montagem e Manutenções em geral nas caldeiras;
  • Troca de tubos;
  • Manutenção em refratários;
  • Dutos de gases;
  • Manutenção em pré-ar e filtros,
  • Redes de vapor e etc.
Números do setor:

Investimento no setor de publicidade
R$ 5,864 bilhões em anúncios  ( 2013)

Fonte: BNDES

Características da área:

No Brasil, a produção de refrigerantes destaca-se como o principal item do setor de bebidas, aparecendo em seguida a produção de cervejas. Esses ramos apresentam números robustos, respondendo por fração significativa do valor adicionado da indústria de transformação. O Brasil possui também cervejas especiais, cachaça artesanal e exploração turística do vinho.

Mesmo não sendo um setor de trabalho intensivo, em termos absolutos o setor é responsável pela geração de dezenas de milhares de postos de trabalho. Em relação ao comércio exterior, cervejas e refrigerantes mostram baixíssima penetração das importações, embora o saldo comercial seja deficitário, por conta de insumos-chave, por exemplo o malte.

Além de números expressivos, o setor ostenta ampla difusão regional, o que se deve às características do produto, composto quase integralmente por água. Esse aspecto faz com que a opção por produzir localmente seja mais racional, com a redução nos custos logísticos compensando eventuais economias de escala que poderiam ser obtidas por meio de maior concentração da produção.

O setor de bebidas deve seu peso econômico à atuação das grandes empresas, que se dedicam à produção em larga escala de semicommodities competindo via marca e aumentando as margens de lucro por meio de ganhos Bebidas de produtividade. Contudo, há um crescente segmento em que predominam 95 empresas pequenas e médias que enfatizam a diferenciação como forma de competição, oferecendo produtos premium destinados ao público da classe de consumo A.

(Fonte: Artigo BNDES)